CUIDADO RESPIRATÓRIO1

CUIDADO RESPIRATÓRIO NA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

Em fases mais avançadas da distrofia muscular de Duchenne, passa a ocorrer o comprometimento respiratório. Embora os pulmões permaneçam normais na doença, os sintomas respiratórios – como cansaço e falta de ar – ocorrem pela fraqueza da musculatura responsável pelos movimentos de inspiração e expiração. Esta complicação ligada à doença limita muito a qualidade de vida dos pacientes e representa uma das principais causas de morte. Muitas vezes, a presença de escoliose é um agravante para o problema respiratório.

Todo paciente deve ser avaliado rotineiramente quanto a sintomas respiratórios e, a partir dos 5-6 anos, recomenda-se avaliação anual com espirometria. Medidas preventivas devem ser tomadas precocemente, como a vacinação (contra pneumococo e influenza) e medidas de fisioterapia respiratória. Em geral, ao final da 2ª década de vida, equipamentos de respiração assistida não invasivos e para aspiração de secreções passam a ser necessários. Nesta fase, o acompanhamento com equipe de pneumologia e reabilitação respiratória torna-se fundamental.

REFERÊNCIAS​

¹ – Birnkrant DJ, et al. Diagnosis and management of Duchenne muscular dystrophy, part 2: respiratory, cardiac, bone health, and orthopaedic management. Lancet Neurol. 2018 Apr;17(4):347-361.

Conteúdo elaborado pelo
Prof. Dr. Marcondes C. França Jr.
CRM-SP 102.490
Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da
Universidade Estadual de Campinas (FCM – Unicamp)
Data: agosto/2020