OUTRAS ABORDAGENS1

OUTRAS ABORDAGENS PARA A DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

a) Realizar alongamento diário pode evitar que certas deformidades se instalem, como por exemplo: escoliose e o pé equino. Colabora também na melhora da qualidade de vida do paciente com DMD, mantendo a função de cada articulação. Quando as deformidades não são evitadas, cirurgias ortopédicas podem ser uma opção, quando recomendadas por profissionais médicos.

b) Exercícios sem carga devem ser realizados semanalmente, pois são extremamente importantes para manter a função da musculatura. Cada profissional dentro de sua área irá prescrever exercícios individualizados, isso quer dizer que ele irá avaliar necessidade de cada paciente e indicar quais exercícios são adequados. Uma boa opção, quando disponível, é a hidroterapia¹ para a distrofia muscular de Duchenne, isto é, atividade física em piscina, já que a água facilita a realização de alguns movimentos e evita lesões por impacto.

c) Suplementos, incluindo vitamina D e cálcio para ajudar a manter os ossos fortalecidos e prevenir fraturas, quando recomendados por profissionais médicos.

d) Uma dieta adequada prescrita pelo nutricionista, por exemplo: rica em líquidos e fibras pode ajudar a amenizar a constipação que normalmente é causada pelo enfraquecimento da musculatura abdominal.

Os pacientes devem permanecer dentro das faixas de peso ideal (ou Índice de Massa Corporal) recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, de acordo com a idade. A alimentação deve ser saudável e equilibrada para prevenir o desenvolvimento de distúrbios do estado nutricional, pois a ingestão de calorias em excesso leva ao ganho de peso enquanto a baixa ingestão de energia favorece a perda de peso, e, consequentemente, de massa muscular.

REFERÊNCIAS​

¹ – Ref: Birnkrant DJ, et al. Diagnosis and management of Duchenne muscular dystrophy, part 2: respiratory, cardiac, bone health, and orthopaedic management. Lancet Neurol. 2018 Apr;17(4):347-361.

Conteúdo elaborado pelo
Prof. Dr. Marcondes C. França Jr.
CRM-SP 102.490
Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da
Universidade Estadual de Campinas (FCM – Unicamp)
Data: agosto/2020