CUIDADO ORTOPÉDICO1

CUIDADO ORTOPÉDICO NA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

Na distrofia muscular de Duchenne, há uma tendência de encurtamento dos tendões do calcanhar, fazendo com que a criança passe a andar na ponta dos pés. Isto ocorre precocemente na doença e contribui bastante para a dificuldade de marcha. Uma das melhores estratégias para combater este problema é o uso de órteses – aparelhos externos aplicados a alguma região do corpo para melhorar o posicionamento ou função daquela região.

Na DMD, a órtese mais utilizada é a tornozelo-pé, também conhecida como MAFO, que é colocada no pé da criança para prevenir a deformidade do tendão. Em geral, recomenda-se que o uso inicialmente seja no período noturno, mas com o tempo pode também ser empregada durante o dia nas atividades diárias.

Os efeitos benéficos das órteses são ampliados quando se associa a reabilitação motora através da fisioterapia. Exercícios de alongamento são importantes e devem ser feitos de forma regular por todos os pacientes com a distrofia muscular de Duchenne. 

Em fases mais avançadas da DMD, outros dispositivos podem ser úteis para auxiliar a mobilidade do paciente, como andadores e eventualmente cadeiras de rodas. É importante seguir as recomendações da equipe médica e de fisioterapia quanto ao uso destes tipos de equipamento. 

 

 

REFERÊNCIAS​

¹ – Birnkrant DJ, Bushby K, Bann CM, et al. Diagnosis and management of Duchenne muscular dystrophy, part 2: Respiratory , cardiac , bone health , and orthopaedic management. Lancet Neurol . 2018;17(4):347 361. doi:10.1016/S1474 4422(18)30025 5.

Conteúdo elaborado pelo
Prof. Dr. Marcondes C. França Jr.
CRM-SP 102.490
Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da
Universidade Estadual de Campinas (FCM – Unicamp)
Data: agosto/2020