Cada criança tem seu tempo... mas esse menino pode ter distrofia muscular de Duchenne - DMD

Assista e conheça a campanha

O dia 07 de setembro marca o Dia Internacional de Conscientização sobre a distrofia muscular de Duchenne (DMD).

Para levar informações sobre a doença e dar voz aos pacientes, criamos a campanha “Esse menino sou eu“.

Cada criança tem seu tempo?

Quando o assunto é desenvolvimento da criança, é comum que mães e pais fiquem sempre preocupados e questionem os pediatras de seus filhos. Como seres únicos, cada um tem seu jeito de fazer as coisas e um tempo diferente para avançar em cada pequeno passo. Mas é preciso tomar cuidado ao bater o martelo sobre o tempo de cada um para esses pais.

No caso da distrofia muscular de Duchenne (DMD), a evolução é bem diferente. A distrofia muscular de Duchenne leva à perda de força que progride ao longo dos anos e pode ser dividida em 5 estágios: pré-sintomático, inicial dos sintomas, de transição, de perda de marcha e tardio (1)*. 

img_08

Guia sobre a DMD

Quando meninos não atingem os marcos de desenvolvimento, um alerta se acende e é preciso investigar se há relação com a DMD ou com outra doença.

Apesar da alteração genética, as crianças com DMD não apresentam sinais da doença logo ao nascer, mas há indicativos, como a elevação da enzima creatina-quinase (CK) mesmo na fase pré-sintomática da doença. Além disso, a partir dos dois anos e meio de vida, os sintomas se tornam mais evidentes. (2)

Para ajudar na identificação de sintomas, elaboramos um guia voltado para profissionais de saúde. Quer saber mais?

Informações completas sobre a DMD em um só lugar

O Movimento Duchenne é uma iniciativa criada para levar informações sobre a DMD para diversos públicos, favorecendo o diagnóstico precoce.

Aqui no site, oferecemos uma área com informações detalhadas para médicos no que diz respeito a doença, sua genética, seu diagnóstico e seu manejo. 

#EsseMeninoDuchenne

Referências

1) Birnkrant DJ, Bushby K, Bann CM, Apkon SD, Blackwell A, Brumbaugh D, Case LE, Clemens PR, Hadjiyannakis S, Pandya S, Street N, Tomezsko J, Wagner KR, Ward LM, Weber DR; DMD Care Considerations Working Group. Diagnosis and management of Duchenne muscular dystrophy, part 1: diagnosis, and neuromuscular, rehabilitation, endocrine, and gastrointestinal and nutritional management. Lancet Neurol 2018;17(3):251-267.

2) Flanigan KM. Duchenne and Becker muscular dystrophies. Neurol Clin 2014; 32: 671–688